sábado, 5 de setembro de 2009

Planejamento do Treino para o Surf II


Como foi dito no post de 1 de agosto, o treinamento deve ser dividido em períodos de preparação, competição e transição. Esta divisão do treinamento em períodos que é chamada de periodização, permite ao atleta alcançar uma forma física cada vez mais elevada. Esta proposta da divisão do treino em períodos não é nova, os gregos já dividiam o treino de seus atletas, sendo aperfeiçoada pelos russos a partir do início do século passado por cientistas como Kotov, Ozolin e mais tarde por Matveev. Em 1996 foi feito uma pesquisa sobre a preparação física dos surfistas amadores de Santa Catarina e verificou-se que a grande maioria não tinha qualquer planejamento do seu treino, mantendo o mesmo treino praticamente durante o ano inteiro. Este procedimento contribui para a manutenção cíclica da carga o que acarreta uma estagnação na forma física após algum tempo. Em 2005 uma pesquisa científica feita na Bahia comprova a importância e a eficácia da periodização do treinamento para o Surf. Mesmo quem não participa de competições deve ter seu treino dividido em períodos de treinamento manutenção e destreinamento. Procure orientação de um profissional de educação física com especialização em treinamento desportivo e conhecedor do Surf para planejar seu treino.

Boas Ondas!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Então Fábio tenho acompanhado seu blog desde que vc o revelou no surfguru,moro em Fortaleza e tenho 33 anos e surfo desde dos 16 anos mas enfim, levando em consideração desde de sua postagem do dia 1 de agosto quais as melhores atividades física para se manter no Rip, quanto não estamos surfando, Seria a natação, o Pilates o que mais podemos fazer para nos Freesurfers nos manter no Rip?

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela sua participação Alberto, o seu perfil confunde-se com o de milhares de surfistas pelo Brasil. Para você se manter no rip quando não está surfando, a prática da natação com certeza irá lhe ajudar bastante a não perder o ritmo da remada, quando a condição física está fraca a técnica também fica prejudicada. Outras atividades que irão te ajudar a te manter no rip, seria treinar a subida na prancha(pode ser no chão mesmo)e andar de skate simulando manobras do surf.
    Um abraço e Boas Ondas!

    ResponderExcluir
  4. Fabio legal esse teu contato irmão,
    Gostaria de saber em que realmente aulas de Pilates 2x por semana
    ajuda no surfe na real qual o melhor a Natação ou o Pilates, teria que
    treina tb musculaçao, estou um pouco perdido se vc puder me ajudar
    agradeço.
    Grande Abraço e Boas Ondas too!!!

    ResponderExcluir
  5. Beleza Alberto! O surf é um esporte bastante complexo, para ser um bom surfista é necessário uma combinação de várias qualidades físicas, quanto a sua pergunta, a prática do pilates irá lhe ajudar no fortalecimento da musculatura estabilizadora do tronco(chamada de Power House pelos instrutores de Pilates e de CORE pelos instrutores de Treinamento Funcional) importantíssimo para um surfista que passa horas remando em cima da prancha numa postura de hiperextensão da coluna vertebral. Além disso a prática do Pilates irá lhe ajudar a melhorar a sua flexibilidade(aumentando a mobilidade nas articulações) e prevenindo lesões. Já a natação, se for feito um trabalho específico, além de melhorar a sua resistência para a remada e a potência para entrar na onda, também pode ajudar a resistir melhor aos caldos nas ondas maiores.
    É isso aí Alberto abuse desse espaço! e Boas Ondas!

    ResponderExcluir
  6. Fábio vc esquerceu de falar sobre a musculação.
    Como poderemos associar um treino de musculação em prol do surfe, é legal ganhar massa ou é melhor apenas tonificar e ter um musculo com capacidade de resistir as várias horas dentro do Mar?

    ResponderExcluir
  7. Bem lembrado Alberto, a musculação pode e deve ser usada na preparação física do surfista, mas não aquele treino tradicional para aumento de massa muscular, a hipertrofia muscular deve ser uma consequência do treino e não o objetivo em si. O treino deve ser voltado para aumento da força, resistência de força e força explosiva(potência) com ênfase na musculatura usada no Surf. Estou preparando um Post sobre a musculação para o Surf, aguarde!
    Espero ter respondido a sua pergunta. Abraço!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.